Prévia de Libertadores

19-06-2011 21:58

Traduzi o que foi o jogo de hoje para o Vasco, prévia de Libertadores. Pois houve de tudo que acontece na Libertadores: erro de arbitragem, pressão da torcida, campo pesado e jogadores de muita qualidade do outro lado do campo.

O jogo começou com o Grêmio marcando e atacando muito bem, exigindo o goleiraço Fernando Prass quase o tempo todo, o super goleiro mostrou muito reflexo e agilidade. E quando o juiz André Luiz de Freitas Castro marcou um duvidoso penâlti de Fágner, o arqueiro defendeu a cobrança de Gabriel garantindo até o momento o 0 x 0. E quando não pode evitar o gol da equipe sul-rio grandense, contou com o bandeirinha que anulou o gol, devido ao antecipamento de Willian Magrão

Num contra-ataque fulminante, o Vasco conseguiu uma falta perigosa e Alecsandro carimbou a trave na cobrança.

Aos vestiários, os gremistas desceram abaixo de vaias, manifestação corriqueira dos torcedores durante os primeiros 45 minutos.

Com Escudero substituindo Lúcio, o Grêmio melhorou no segundo tempo. O argentino ingressou em campo interessado, participativo, dividindo as atribuições de articulação defensiva com Douglas, até então sobrecarregado. E esta parceria elevou a qualidade das jogadas ofensivas.

Não por acaso o Vasco recuou, resignando-se a apenas combater. Marcou mais, atacou menos, e dependeu das cobranças de escanteios para ameçar o goleiro Victor. Mas quando Ricardo Gomes recorreu ao banco de reservas, a equipe encontrou o caminho para o gol.

Bernardo substituiu Diego Souza faltando 15 minutos para o fim. Em seu primeiro lance, apostou nas dificuldades impostas pela chuva - gramado escorregadio, bola pesada - para vencer o goleiro da Seleção Brasileira: aos 31, Bernardo cruzou da direita e deu sorte ao surpreender Victor, fazendo 1 a 0 para o Vasco. Depois do jogo, o próprio vascaíno reconheceu que marcou sem querer.

Se a torcida tricolor já se mostrava impaciente, com vaias e perseguição a jogadores como Douglas e Gabriel, o gol acentuou o clima ruim. Em contraste com a insatisfação dos gremistas, ecoou no Estádio Olímpico a festa dos vascaínos, em bom número nas arquibancadas. Oito minutos depois, entretanto, os gremistas se reconciliaram com o time. Após cobrança de escanteio, Roberson empatou de cabeça: 1 a 1.

Com o empate, o Vasco sobe para 8 pontos, contra 7 do Grêmio. No próximo fim de semana, as duas equipes voltam a jogar. Às 16h de domingo, o Grêmio visita o Botafogo, no Engenhão; no mesmo dia, às 18h30m, o Vasco enfrenta o Atlético-GO, no Estádio Serra Dourada.